Courses Details

Resumo do curso

Formar profissionais capacitados para atuar nas mais diferentes áreas da engenharia mecânica com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, capaz de absorver e desenvolver tecnologias em sua área de atuação e desenvolver competências voltadas à identificação e resolução de problemas, em consonância com as demandas do mercado de trabalho e da sociedade em que se insere.

Matriz Curricular

Acesso ao conjunto de componentes curriculares a ser desenvolvido ao longo do curso.

Fluxograma

Acesso a representação visual e esquemática do currículo e das disciplinas que os estudantes devem cursar para completar o curso.

Diferenciais da FATEC

Corpo Docente

Docentes altamente qualificados para os novos tempos.

Laboratórios

Laboratórios de ponta com total segurança.

Número 1

Somos a faculdade número 1 em Alagoinhas.

Área de atuação

O Engenheiro Mecânico formado pela FATEC deverá ser um profissional de formação generalista, que atua em estudos e em projetos de sistemas mecânicos e térmicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção, de acordo com as normas técnicas previamente estabelecidas, podendo também participar na coordenação, fiscalização e execução de instalações mecânicas, termodinâmicas e eletromecânicas. Além disso, coordena e/ou integra grupos de trabalho na solução de problemas de engenharia, englobando aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos, ambientais e de segurança. Coordena e supervisiona equipe de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança e aos impactos ambientais. O Engenheiro mecânico formado pela FATEC deverá adquirir durante sua formação acadêmica conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de competências e habilidades para um mercado de trabalho, sempre dinâmico e inovador. Outras qualidades desse profissional devem estar entranhadas no seu perfil de egresso como: criatividade, proatividade, dinamismo, atualizado e integrado nos conhecimentos e equipes de trabalho.

Mercado de trabalho

Os Engenheiros em Mecânica deverão se capacitar para atuar na construção e manutenção de máquinas e equipamentos, portanto, as funções de um engenheiro mecânico vão desde a área de bens de capital às indústrias automobilística e aeronáutica, que oferecem ótimas oportunidades de trabalho. Com seus conhecimentos em matemática, química, física, eletromagnetismo, eletrônica, geoprocessamento, mecânica ele poderá auxiliar no trabalho de construção e manutenção de máquinas e equipamento. É da responsabilidade desse profissional o auxílio no desenvolvimento de projetos que visem à manutenção e à produção desses bens sem prejuízo ao meio ambiente nem desperdício de material. Este profissional conta com a flexibilidade de poder atuar em diversas áreas, como: Indústria Metalúrgica: na indústria, o engenheiro é responsável por realizar e conduzir projetos, organizar a produção, gerir suprimentos e recursos, comandar equipes e até mesmo gerenciar setores de projeto, podendo chegar, ao longo da carreira, a assumir postos de direção.

Sobre a Coordenadora

Mariana de Sena Souza, Professora e Coordenadora dos Cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Bacharelado em Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia/FATEC. Pós-graduada em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas pela Universidade Pitágoras (2019), Graduada em Engenharia de Produção pela Faculdade Santíssimo Sacramento, Alagoinhas/Ba, no ano de 2016. Possui experiência em PCP (Planejamento e Controle da Produção) na indústria metalúrgica, e já atuou como Técnica em Qualidade, Instrutora de Ensino Técnico nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistema de Gestão de Produção e Sistema de Gestão Empresarial, Gestão da Qualidade, Logística.

Shape

Convênios e Parceiros.

Ficou com alguma dúvida?

Fale conosco no whatsapp

Shape