Courses Details

Resumo do curso

O objetivo principal do curso de Engenharia da Elétrica da FATEC formar engenheiros capazes de atender as demandas locais, regionais e nacionais, com formação generalista, crítica e reflexivas, com capacidade a absorver e desenvolver novas tecnologias. Nesse contexto, este curso visa formar um profissional para atuar na supervisão e coordenação técnica de estudos e projetos na área de geração e transmissão e distribuição de energia elétrica. O engenheiro eletricista pode especializar-se em diversas modalidades, sendo as principais: Eletrotécnica e Eletrônica.

Matriz Curricular

Acesso ao conjunto de componentes curriculares a ser desenvolvido ao longo do curso.

Fluxograma

Acesso a representação visual e esquemática do currículo e das disciplinas que os estudantes devem cursar para completar o curso.

Diferenciais da FATEC

Corpo Docente

Docentes altamente qualificados para os novos tempos.

Laboratórios

Laboratórios de ponta com total segurança.

Número 1

Somos a faculdade número 1 em Alagoinhas.

Área de atuação

O perfil profissional do egresso engenheiro eletricista da FATEC expressa, com fidelidade, as competências preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia (DCNs). O mercado de trabalho exige que o engenheiro eletricista possua uma formação de cunho generalista com sólida formação básica e humanista, capaz de se adaptar às mudanças socioeconômicas e tecnológicas, gerando métodos ou produtos que satisfaçam as novas mudanças. A estrutura curricular para o Curso de Engenharia Elétrica foi construída de modo que o futuro egresso tenha o seguinte perfil profissional: Capacidade de comunicação oral e escrita, desenvolvida nas diversas disciplinas do curso. Formação sólida nas disciplinas básicas, garantindo que o profissional, depois de formado, tenha facilidade de acompanhar a evolução tecnológica. Bom conhecimento na área de informática, ministrada já no início do curso, para que possa ser utilizada como ferramenta em todas as disciplinas. Uma formação humanística para que o futuro profissional venha a ter um bom desempenho no relacionamento humano no trabalho, e que venha a tornar-se um engenheiro consciente de seu papel dentro da comunidade. Um profissional com embasamento nos diversos conhecimentos que caracterizam o engenheiro nesta especialidade, proporcionado pelas disciplinas dos núcleos básico, específico e profissionalizante. Uma visão global e interdisciplinar proporcionada pelo projeto de final de curso, no qual ele aplicará os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas. Um bom desempenho nas aplicações práticas de sua vida profissional, resultante do grande número de aulas de laboratório desenvolvidas durante o curso. A capacidade de buscar solução de problemas, de ser criativo e inovador, desenvolvida em sala de aula por uma nova postura do professor “como orientador”, que conduz o aluno desde o início de seu curso a buscar soluções por si próprio.

Mercado de trabalho

O profissional egresso do curso superior de graduação em Engenharia Elétrica, em função de sua formação estará capacitado a atuar em várias frentes, entre as quais citamos:
- Concessionárias de energia nos setores de geração, transmissão ou distribuição;
- Empresas de automação e controle, atendendo ao mercado industrial e aos sistemas de automação predial;
- Projetos, manutenção e instalações industriais, comerciais e prediais, atendendo às necessidades de implantação, funcionamento, manutenção e operação dos sistemas;
- Definição do potencial energético de bacias hidrográficas, eficientização de sistemas energéticos, conservação de energia, fontes alternativas e renováveis de energia;
- Simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador; na fabricação e na aplicação de máquinas e equipamentos elétricos Como a formação do discente do Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia abrange diversas áreas do conhecimento, o egresso poderá atuar ainda em instituições financeiras, nas áreas de administração e gerenciamento dos mais diversos setores.

Sobre a Coordenadora

Mariana de Sena Souza, Professora e Coordenadora dos Cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Bacharelado em Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia/FATEC. Pós-graduada em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas pela Universidade Pitágoras (2019), Graduada em Engenharia de Produção pela Faculdade Santíssimo Sacramento, Alagoinhas/Ba, no ano de 2016. Possui experiência em PCP (Planejamento e Controle da Produção) na indústria metalúrgica, e já atuou como Técnica em Qualidade, Instrutora de Ensino Técnico nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistema de Gestão de Produção e Sistema de Gestão Empresarial, Gestão da Qualidade, Logística.

Shape

Convênios e Parceiros.

Ficou com alguma dúvida?

Fale conosco no whatsapp

Shape