Courses Details

Resumo do curso

O Curso de Bacharelado em Engenharia Civil tem como objetivo principal formar engenheiros civis aptos para a concepção, o planejamento, o projeto, a execução ou implantação, a operação, a manutenção e o controle das edificações em geral e das infraestruturas, sistemas de transportes, recursos hídricos e saneamento, com base nas perspectivas de economicidade, segurança, durabilidade, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade socioambiental. O profissional será capacitado a realizar e coordenar projetos nas áreas de construção civil, estruturas, materiais, geologia, transporte, hidrotecnia, saneamento, meio ambiente e engenharia legal, além de estar apto a preparar orçamentos e planejamento de obras, coordenar, controlar e finalizar obras nas áreas referidas anteriormente.

Matriz Curricular

Acesso ao conjunto de componentes curriculares a ser desenvolvido ao longo do curso.

Fluxograma

Acesso a representação visual e esquemática do currículo e das disciplinas que os estudantes devem cursar para completar o curso.

Diferenciais da FATEC

Corpo Docente

Docentes altamente qualificados para os novos tempos.

Laboratórios

Laboratórios de ponta com total segurança.

Número 1

Somos a faculdade número 1 em Alagoinhas.

Área de atuação

O profissional egresso do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da FATEC/BA deve estar em consonância com os princípios propostos para a educação no século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, estimulando o desenvolvimento de suas competências em um processo contínuo de inovação tecnológica e científica, ou seja, trata-se de um profissional em constante aprendizado e autonomia crítico- reflexiva estabelecida mesmo após a sua graduação. Tal perfil se constitui em acordo com as prerrogativas do Ministério da Educação (MEC), por meio do Conselho Nacional, que instituiu o modelo de enquadramento das propostas de diretrizes curriculares para um perfil do profissional egresso dos Cursos de Engenharia Civil, a saber: formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacidade para absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade. Além de possuir um perfil específico, tal como: compreensão dos elementos e processos concernentes ao ambiente natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Engenharia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social, domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação dos conhecimentos adquiridos. Este egresso deverá possuir sólida formação para atuar como profissional da ciência da engenharia. Por conseguinte, para obter o perfil desejado, o projeto pedagógico deverá contemplar parâmetros de qualidade igualmente rigorosos no que concerne à estrutura, duração e tipos de atividades curriculares, bem como de abordagens propostas para a aquisição dos conhecimentos. Nesse sentido, há que se destacar que o curso de Engenharia Civil da FATEC/BA, a partir dos seus núcleos de aprendizado constituídos neste projeto, estabelece um perfil de egresso como ”um profissional qualificado e preparado para encontrar soluções que visam otimizar e desenvolver o desempenho de processos construtivos, minimizando custos, melhorando a qualidade das edificações e dos ambientes construídos, liderando equipes de trabalho multidisciplinares, com capacidade de empreender e buscar a inovação em sua área considerando e tendo consciência acerca das necessidades socioambientais e econômicas e de seu papel frente a sociedade”.

Mercado de trabalho

Dada a sua formação multidisciplinar, o Engenheiro Civil da atualidade possui um leque muito grande de possibilidades junto ao mercado de trabalho, a saber: Construção urbana: projetar, construir, e reformar grandes edifícios e grandes instalações na área urbana, como estádios, shopping, aeroportos, locais históricos e outros edifícios de grande porte com grande fluxo de pessoas, ou, ainda, empreendimentos populares de moradia. Gestão de recursos prediais: organização e gerência de infraestrutura de construções, prezando e fiscalizando o padrão de qualidade, e como cada espaço será utilizado após seu desenho e sua construção. Hidráulica e recursos hídricos: projeto, execução e gestão de qualquer obra que envolva barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras, sempre em consonância com um engenheiro ambiental que possui conhecimentos profundos acerca do licenciamento de ordem ambiental. Infraestrutura: projeção e construção de obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis, viadutos, etc. Saneamento: projetos de estruturas municipais, estaduais e federais de saneamento básico e redes de captação e distribuição de água, bem como estações de tratamento de esgoto.

Sobre a Coordenadora

Mariana de Sena Souza, Professora e Coordenadora dos Cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Bacharelado em Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia/FATEC. Pós-graduada em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas pela Universidade Pitágoras (2019), Graduada em Engenharia de Produção pela Faculdade Santíssimo Sacramento, Alagoinhas/Ba, no ano de 2016. Possui experiência em PCP (Planejamento e Controle da Produção) na indústria metalúrgica, e já atuou como Técnica em Qualidade, Instrutora de Ensino Técnico nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistema de Gestão de Produção e Sistema de Gestão Empresarial, Gestão da Qualidade, Logística.

Shape

Convênios e Parceiros.

Ficou com alguma dúvida?

Fale conosco no whatsapp

Shape